COMUNICADO GODF Nº 04/COVID-19

 

SUGESTÃO DO GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL EM FACE DA PANDEMIA COVID-19

 

Neste momento de comoção, devido à epidemia provocada pelo Coronavírus (COVID-19), as medidas administrativas foram devidamente emanadas pela nossa Obediência Nacional, que é o GOB, assim como pelo GODF, bem como as medidas cautelares internas, conforme Comunicados expedidos em 16 e 18 de março do corrente mês no âmbito de nossa Obediência Distrital.

Como de conhecimento de todos os Maçons, nossa Ordem é Espiritualista, tanto que o artigo 1º da Constituição do Grande Oriente do Brasil (GOB) estabelece no inciso I do parágrafo único que a “Maçonaria proclama a prevalência do Espírito sobre a matéria”.

O artigo 1º da Constituição do Grande Oriente do Distrito Federal (GODF) estabelece que este é uma instituição Maçônica federada ao Grande Oriente do Brasil, regido pelos princípios fundamentais e postulados universais da Maçonaria, tendo por escopo o progresso e o desenvolvimento da Maçonaria no Distrito Federal, sendo regido pela Constituição do Grande Oriente do Brasil etc.

Por outro lado, é difundido em nossa Ordem que devemos trabalhar para que em nossas Sessões alcancemos a egrégora que é a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade.

Desse modo, egrégora é a atmosfera coletiva plasmada espiritualmente num certo ambiente, decorrente do somatório dos pensamentos, sentimentos e energias de um grupo de pessoas voltado para a produção de climas virtuosos no mundo. É a atmosfera psíquica resultante da reunião de grupos voltados para trabalhos e estudos baseados na LUZ.

Não estamos nos reunindo fisicamente, mas temos condições de nos reunirmos vibracional e espiritualmente, enquanto perdurar a necessidade de estarmos isolados, para evitar a transmissão do COVID-19, formando a devida egrégora na solução da questão que envolve este vírus.

Assim, vimos por meio deste Comunicado sugerir aos Veneráveis Mestres que nos dias e horários em que deveriam estar sendo realizadas as Sessões Ritualísticas, de cada Loja de nossa jurisdição, os Irmãos se coloquem em oração, rogando ao Grande Arquiteto do Universo que oriente a todos para que cada um dê a sua contribuição, visando atenuar os efeitos dessa epidemia, de forma a propiciar com a maior brevidade possível o retorno à normalidade da convivência social e que ilumine aqueles que estão em busca da cura para a enfermidade.

Brasília – DF, 21 de março de 2020.

Fraternalmente,

Reginaldo Gusmão de Albuquerque Grão-Mestre Distrital
Marcos Antonio Pereira Noronha Grão-Mestre Distrital Adjunto

Compartilhar