PARABÉNS GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL!

 

Hoje, o Grande Oriente do Distrito Federal (GODF) está completando 49 anos. Foi em 21 de abril de 1971, aniversário de Brasília, que nasceu nossa Obediência Distrital “com o ideal de congregar as Lojas Maçônicas e todos os Maçons que vivem no território da nova Capital do Brasil”.

No Calendário das Atividades do GODF do ano de 2020, estavam previstos eventos alusivos que culminariam com Sessão Magna Comemorativa nesta data.

O isolamento social recomendado pelas autoridades públicas, em decorrência da pandemia COVID-19, frustrou nossas expectativas, pois tivemos que cancelar todas as atividades festivas até que cessem as medidas decretadas.

Não obstante, o GODF vem procurando implementar seu Plano de Ação e Metas, principalmente no que se refere às ações sociais voltadas para os Obreiros e comunidades carentes.

Estamos implementando Projeto com vistas a aquisição de alimentos e material de limpeza, produtos esses destinados a Irmãos e pessoas em grupo de risco que tenham sido afetadas direta ou indiretamente pela pandemia. Também apresentamos Projetos de Lei à Assembleia Distrital Legislativa, que visam flexibilizar nossa legislação distrital maçônica com o escopo de prestar ajuda a Lojas Jurisdicionadas e a mutuários do Pecúlio Maçônico.

Além disso, mantivemos contatos com o GDF, na pessoa do Vice-Governador, para, juntamente com a Grande Loja Maçônica do Distrito Federal (GLMDF), nos aliarmos ao Governo do Distrito Federal no Programa Todos contra o COVID, lançado por meio do Decreto nº 40.611, de 09 de abril de 2020.

As Lojas Jurisdicionadas e Irmãos têm colaborado com doações que certamente contribuirão para atenuar as dores dos Irmãos, familiares e demais pessoas necessitadas provocadas pelo mal que, nestes dias, aflige a humanidade.

Nesse momento de dificuldade, talvez seria melhor dizer de aprendizagem, mantemos o foco de avançar na arte de construir o Templo Ideal com AÇÃO, FRATERNIDADE e EVOLUÇÃO.

E graças ao Grande Arquiteto do Universo, nesta oportunidade, dirigimos nosso pensamento ao Alto para agradecer a parceria de todos os Maçons de nossa Obediência Distrital, extensivo às autoridades e Obreiros da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, para PARABENIZAR O GRANDE ORIENTE DO DISTRITO FEDERAL PELOS SEUS 49 ANOS DE FUNDAÇÃO, com uma especial saudação a todos os Grão-Mestres e Grão-Mestres Adjuntos que nos antecederam.

 

Oriente de Brasília – DF, 21 de abril de 2020.

 

REGINALDO GUSMÃO DE ALBUQUERQUE
Grão-Mestre Distrital

MARCOS ANTONIO PEREIRA NORONHA
Grão-Mestre Distrital Adjunto

Compartilhar