FRAFEM/GODF E SOLIDARIEDADE FEMININA/GLMDF REALIZAM REUNIÃO COM O GDF

Em 27/04/2020, a Presidente da Fraternidade Feminina do Grande Oriente do Distrito Federal (FRAFEM/GODF), Elaine Rodrigues de Albuquerque, e sua Diretora-Secretária Vitória Maria Alves da Silva, reuniram-se com a Sra. Vandira Peixoto, Assessora do Vice-Governador, integrante da equipe de coordenação do programa “Todos contra o Covid”. Também participaram a Presidente da Solidariedade Feminina da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal (GLMDF), Noelma Almeida Gomes, juntamente com Athina Pagidis. O encontro teve lugar na residência oficial do Vice-Governador com o objetivo de programar a implementação das ações de apoio ao combate do coronavírus, nas comunidades carentes do Distrito Federal.

A reunião foi realizada em decorrência do Protocolo de Intenções assinado em 24/04/2020, entre o Vice-Governador Marcus Vinícius Britto, o Grão-Mestre do Grande Distrito Federal (GODF), Reginaldo Gusmão de Albuquerque, e o Grão-Mestre da GLMDF, Armando Assumpção Laurindo da Silva, com o objetivo de atuar em conjunto no fomento ao enfrentamento da pandemia COVID-19.

O Vice-Governador é o Coordenador Geral do Programa “Todos contra o Covid”, instituído pelo Governador Ibaneis Rocha por meio do Decreto nº 40.611, de 09/04/2020.

O citado Programa segue a mesma direção da ação conjunta do GODF com as Lojas Jurisdicionadas, efetivada pelo Grão-Mestre Reginaldo Albuquerque, por meio da Prancha Circular nº 002/2020-GMD, de 08/04/2020, que também tem como objetivo diminuir a intensidade das consequências do coronavírus junto à sociedade e aos Irmãos. Igualmente, no âmbito da GLMDF, o Grão-Mestre Armando Assumpção, por meio do Ato nº 037/2019-2022, concebeu o Projeto Juntos Somos Mais Fortes 2020, com objetivo similar.

Já foram recebidos diversos gêneros alimentícios de vários estabelecimentos de Brasília, tais como: frango, macarrão, latas de sardinha, suco, além de máscaras para proteção individual.

As instituições indicadas pelo GODF, até o momento, são: a Casa de Ismael, que receberá doações de kit bucal, frango e suco, no dia 29 de abril de 2020 e a Creche Alecrim que receberá doações de frango e suco.

Uma das ações a realizar-se será o fornecimento de “quentinhas” pelo Restaurante Universal para as instituições/famílias carentes, bem como para os motoboys que fizeram as entregas recebendo cada um do Governo do Distrito Federal um kit com duas máscaras e álcool em gel.

Está sendo programada uma ação de apoio similar a essa, com a Pizzaria Dom Bosco, prevista para o dia 2 de maio de 2020. Nessa parceria, a Solidariedade Feminina da GLMDF se prontificou em conceder o tecido e o elástico para a confecção de máscaras e a FRAFEM/GODF se comprometeu em oferecer álcool gel para uso dos motoboys.

Estão sendo feitos contatos com outros restaurantes para a realização da mesma ação de apoio juntamente com os motoboys.

A Solidariedade Feminina da GLMDF também anunciou a programação de distribuição de aproximadamente 250 (duzentos e cinquenta) “quentinhas”, a serem distribuídas pelos irmãos as famílias carentes, prevista para o dia 1º de maio. Para a ação de apoio já receberam doações de gêneros alimentícios, sendo que a FRAFEM/GODF se prontificou a doar feijão e o Governo do Distrito Federal se comprometeu em doar frangos, macarrão e kits com máscara e álcool gel para os irmãos que irão fazer as entregas.

A intenção é continuar com essa união institucional e fraterna que objetiva empregar empenho e esforços na arrecadação de gêneros alimentícios, produtos de higiene, material de limpeza, de acordo com a demanda de cada instituição carente, distribuindo essas arrecadações por meio de entidades beneficentes.

Texto: Vitória Maria Alves da Silva, Diretora-Secretária da FRAFEM/GODF.

Compartilhar